Mito da Grama Verde

inveja

Você acorda de manhã, descabelada, e vê sua vizinha toda arrumada, indo para o trabalho de carro com seu marido alto, bonito e forte.

 

Você sente inveja daquilo tudo e ainda percebe que os filhos da vizinha são belos e saudáveis, que tudo por lá parece funcionar adequadamente e que a grama do jardim da casa da vizinha está sempre aparada, renovada e verde.

 

A casa do vizinho é invejável. A sua, não.

 

Você valoriza cada detalhe de lá. Da sua casa, não.

 

Você dá valor e alto preço a tudo o que acontece e parece acontecer (principalmente parece acontecer) por lá e, nesse exercício de incapacidade de olhar para si mesma, você não consegue perceber quanta riqueza, quanta potencialidade há em suas mãos, em seu próprio interior, em sua própria casa.

 

Você se esquece de ver as coisas boas de você mesma.

 

A vida dos outros parece ser a vida mais fácil de ser vivida.

 

E você tem dificuldade de compreender as lutas, os dessabores e o esforço que os donos da casa ao lado fazem para manter tudo, pelo menos aparentemente, em dia.

 

O que é difícil perceber, neste contexto, é que a casa ao lado também tem lá suas dores e suas emoções negativas.

 

Todos nós, humanos, as temos.

 

E se alguém quiser se livrar disso, torne-se algo que não seja humano.

 

De perto, na vida real, nós todos possuímos dificuldades. Dizem que de perto, ninguém é normal. Aqui ou ali, nossas neuroses se mostram, se revelam.

 

Em sua casa, no seu próprio mundo, no seu interior, em sua alma, dá para construir um lugar bonito.

 

É possível dar uma nova cor aos seus pensamentos, dar um novo significado às suas antigas dores, rever suas queixas atuais.

 

A vida do outro será melhor que a sua se você focar sua atenção na vida do outro.

 

Mas se você conseguir dar um novo fôlego à sua casa, um novo cuidado (do ponto de vista mais amplo possível), você poderá compreender que sua casa pode ser bela, agradável e verdadeiramente acolhedora.

 

E melhor que isso, desconstruir o mito de que o outro vive melhor que você é um bom começo para escrever você mesmo e para você, uma nova história de amor, beleza e paz.

 

 

3 ideias sobre “Mito da Grama Verde

  1. muito inteligente o texto,uma vez que o mesmo retrata a realidade vivida por cada um de nos, nos mais diversos momentos da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>